Rituximabe, um medicamento utilizado para tratamento de câncer (linfoma não Hodgkin) foi vetado em primeira apreciação pelo SUS e não poderá ser prescrito para pacientes da saúde pública, no entanto o medicamento segue disponível da rede privada, licenciado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária desde 1988. A presidente Dilma utilizou deste medicamento para combater, em 2009, o câncer que a atacou, este tipo de câncer representa um entre 20 tipos existentes e está presente em cerca de 30% dos casos diagnosticados da doença.
De acordo com a Abrale, o tratamento completo com o medicamento fica em aproximadamente R$ 50.000,00 (cinqüenta mil reais).
O medicamento é recomendado pela comunidade médica internacional, e é tão usual qanto penicilina é usada para combater pneumonia, e aparentemente, o único critério para exclusão da lista do medicamento pelo SUS é a pura e simples questão econômica, de acordo com a opinião de especialistas em câncer.
Vale destacar que no Brasil, anualmente cerca de dez mil pessoas são acometidas por este tipo de câncer, e cerca de três mil e quinhentas pessoas infelizmente morrem todo ano.
Maiores informações em: https://oglobo.globo.com/saude/remedio-que-ajudou-curar-cancer-de-dilma-vetado-em-parecer-de-comissao-do-sus-8121615#ixzz2RsNa0C36